Dário de Obra, Parte 1

Esse é o diário de obra da Cabana de Prata - apelido que demos para nossa casa. Em abil de 2023 compramos uma casa e nos mudamos. Foi tudo muito rápido, uma oportunidade que aparece assim do nada. Eu conto mais sobre esse processo de mudança nesse poste aqui, e tem esse aqui sobre o caos da mudança, além de uma série de posts no insta aqui também.


Desde o início sabíamos que a casa ia precisar de obras, por não estar no nosso estilo, e também por necessidade. Apesar da casa ter sido constrída final dos anos 90 inicio de 2000, ela tinha características de uma casa mais antiga. Confiei na visão do marido e começamos a procura por um construtor. Para conhecer a casa por dentro, espie esse vídeo aqui.

Entre idas e víndas de demolir tudo e constrir do zero, optamos por renovar porque mesmo sendo uma grande renovação sairia menos que uma nova construção nova do zero. Procuramos  muitas empresas na região, e até mesmo indo à obras aleatórias e pedindo contato dos pedreiros. Apesar de já ter feito obra 2 vezes antes, não seria possível usar o mesmo constutor porque eum não atendia na região e o outro não faz trabalhos grandes como esse.

Optamos por fechar com uma pessoa que tem foco na parte externa, e internamente fazer com o mesmo pedreiro que fez a casa azul de porta amarela. Curiosidade o construtor que fechamos, é brasileiro! Ele nasceu no em Manaus, enquanto os pais dele estavam fazendo um serviço missionário da igreja dele.  Depois de um tempo ele voltou para os Estados Unidos, mesmo não falando nada de inglês.


O Projeto

Já comentei aqui que o Ryan tem uma visão, ele consegue ver o potencial da casa. Eu não tenho essa visão não. Então preciso de exemplos, ou então eu só sigo confiando e depois de pronto eu falo: não é isso que eu quero/ou pensava.

Para diminuir os riscos de custo extra por conta dessa minha falta de Visão de Tandera, contamos com o profissionalismo da Cláudia Poli arquiteta brasileira que nos auxiliou com o projeto. O atendimento foi todo online, e rápido! Até o momento estamos muito satisfeitos com todo o profissionalismo da Cláudia!

Autorização e Lisença da cidade

Essa casa fica no limite urbano da cidade que tem um código bem exigente de obra. Marcamos uma reunião com o responsável para entender todas as regras e tirar dúvidas (antes dessa reunião estudamos e lemos todas as regras, quando fomos lá, estavamos preparados).

Fizemos todos os ajustes com a Cláudia, falamos com o construtor e tivemos nossa segunda reunião antes de submeter os papéis e pagar a taxa.  Depois de mais um ajuste, pagamos tudo e demos entrada na papelada. Depois de 15 dias tinhamos a autorizaçao de tudo.

Timeline

No início planejamos iniciar a obra em outubro, mas tivemos um atraso, e com isso começamos so em dezembro. Calma, de verdade eu começei a obra em Janeiro, depois de ficar esperando o pedreiro ostergar o início toda semana

Compartilhei como foram as primeiras etapas da demolição, remoção do carpete da sala e do quarto aqui. É bem pesado meso! Tem um destaques no instagram com tudo o que acontece e aos poucos estou mostrando a atualização de tudo que acontece na casa.

Só quero dizer que esse janeiro eu começei transformando dor e tristeza em algo maior e melhor. Trabalhar diariamente até que meu corpo esgotasse, me fez bem.

Aqui começamos a nossa história e trajetória de obra e aos poucos vou contato mais.

Fiquem aí com a foto do nosso Antes! E espero aos poucos mostrar o avanço e finalmente o depois!

Esse foi o dia que começei a obra por conta própria, 5 de Janeiro de 2024.

Manu Muniz

Oi! Aprendi a rever minha forma de consumo e viajar com a carryon! Aqui no blog, compartilho experiências e dicas de viagens, além de inspirar viajantes a montar uma mala prática e leve. Quando não estou viajando, recebo viajantes na Casa Delaware.

http://www.manunomundo.com
Previous
Previous

Tailândia, Vietnã e Singapura: resumo da viagem no Sul da Ásia

Next
Next

Restaurante em Cape May - Grana